Três rituais de autocuidado pra implementar em 2021

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Se tem uma coisa que 2020 nos ensinou foi: cuide dessa cabeça, véi!

 

Não dá pra deixar a saúde mental de lado, mesmo quando a pandemia passar e voltarmos à nossa rotina. Sem ela, não conseguimos perceber como nos sentimos e vivemos no mundo, além de não conseguir viver quem somos 100%. 

 

E ninguém aqui quer isso!

 

Por isso, separamos quatro rituais de autocuidado que podemos tentar implementar na nossa rotina em 2021. 

 

Sempre lembrando, claro, que nada muda do dia pra noite: é necessária muita paciência com a gente mesmo, além de disciplina e responsabilidade, pra, aos poucos, se acostumar com esse tempo de cuidados. 

 

Bora lá? 

 

1) Cheque sua mente como você checa notificações no Instagram 

 

Sabe aqueles 30 minutinhos de pausa que temos na rotina e decidimos passar rolando o feed do Instagram? 

 

Por que não usar ele pra refletir um pouco sobre como você está se sentindo? 

 

Tudo bem que não é sempre que estamos na vibe de mergulhar na nossa própria cabeça: tá tudo certo! Você pode agendar dois horários do seu dia pra se perguntar “como estou me sentindo? Por que estou me sentindo assim?” 

 

Daí, é só anotar tudo num caderno reservado exclusivamente pra isso! Com o tempo, você vai ter uma perspectiva maior de como sua cabeça está funcionando ao longo da semana. 😉

 

2) Sinto muito; por favor, me perdoe; eu te amo; sou grato

 

Essas quatro frases compõem o mantra do Ho’oponopono, uma técnica havaiana para reparar pensamentos intoxicados por memórias negativas. 

 

Na prática, funciona assim: sempre que sentir alguma situação na rotina te pesar, repita as frases em voz alta ou no pensamento. Não existe um número de repetições específicas: faça até se sentir confortável e aliviado(a).

 

De acordo com praticantes do Ho’oponopono, o mantra pode ser usado em situações de ansiedade, como por exemplo: “ansiedade abençoada, sinto muito, por favor, me perdoe, eu te amo, sou grato(a)”. O objetivo é compreender, por meio da meditação, as raízes da ansiedade, sem julgamentos. 

 

3) Relembre seus objetivos todos os dias 

 

Muito mais do que uma listinha de resolução de Ano Novo que se perde em algum lugar, Hal Elrod, autor de O Milagre da Manhã, propõe que escrevamos nossas metas e objetivos em um papel e leiamos em voz alta todas as manhãs, logo depois de acordar (e tomar um café, claro)

 

Para ele, é uma forma de nos aproximarmos de nós mesmos e respeitarmos o que verdadeiramente queremos pra nossa vida. 

 

Massa demais, né? 

 

E aí, véi, você já pratica uma dessas dicas na sua rotina ou tem interesse especial em uma delas? Compartilhe aqui com a gente nos comentários! 

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