Quando começa a seca? Entenda a estação

Os brasilienses sabem reclamar da seca, mas nem todos sabem exatamente quando começa e termina esse período. Relaxa, se é o seu caso, esse post é pra você: a gente veio te contar como a estação funciona. A seca começa entre maio e junho e termina entre setembro e outubro.

No início do período, o clima ainda tá bem suportável, com a umidade do ar acima de 50%. As chuvas ficam cada vez mais raras, mas a temperatura pode cair bastante, principalmente à noite. O pôr do sol ganha incríveis tons de vermelho, laranja e violeta. São bons dias pra tirar foto, postar nos Stories e lembrar que Brasília tem o melhor céu!

Estampa Melhor Céu, com uma seta apontando para cima

Estampa Céu, Cerrado, Arquitetura e Cidadania

Quando a estação vai chegando ao fim, entre agosto e outubro, a umidade do ar cai pra cerca de 20% (ou menos!). Essa é a hora que você deve começar a dobrar a quantidade de água ingerida por dia, desenterrar o umidificador de casa, levar colírio e batom de cacau pra todo canto. Há semanas em que o calor, combinado com a seca, deixa os dias insuportáveis.

Ah, apelar pro ar condicionado na seca piora a situação, viu? Mas a gente entende, tem dia que não há outra opção. Lembre só de beber muuuuita água (mesmo!).

Entre setembro e outubro, finalmente, as chuvas começam a voltar. Com o aquecimento global e as mudanças climáticas, o tempo fica cada vez mais imprevisível. Há anos que as chuvas começam mais cedo e anos que começam mais tarde.

As primeiras chuvas são tímidas, mas já começam a colaborar para que as gramas voltem a ficar verdes e adivinha quem aparece? A Orquestra Botânica de Brasília, nossas queridas cigarras. Elas fazem barulho pelas quadras, entrequadras e às vezes até entram nas casas e apartamentos de surpresa.

Estampa Orquestra Botânica de Brasília

Agora a gente está na parte preferida de muita gente: o florescer dos ipês! Os primeiros, os ipês roxos, aparecem antes da seca, entre junho e julho. Em agosto florescem os amarelos e, ao fim do mês, os cor-de-rosa. Depois, em setembro, os ipês brancos e o retorno dos amarelos.

Estampa I Ipê BSB

Fala aí, com que momento da seca você simpatiza mais? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Entre em contato pelo WhatsApp