115 obras de arte contam a história da capital na exposição Brasília em Acervo

Quando queremos conhecer a história de uma sociedade, é muito comum olhar pra arte que produzem ou já produziram. É isso que rola com povos pré-históricos, ou egípcios e até gregos.  

 

A arte tem essa capacidade de transmitir os valores e a identidade de uma população. Por que seria diferente aqui em BSB? É justamente para reconstruir nossa identidade artística que o Museu Nacional da República abriu, no dia 13 de novembro, a exposição Brasília em Acervo. 

 

A identidade cultural de BSB

 

A exposição reúne 115 obras produzidas por artistas que nasceram ou moraram em Brasília, da década de 80 até 2020. Segundo a curadora responsável Sara Seilert, o principal objetivo de fazer essa reunião é dar ao brasiliense a capacidade de enxergar a narrativa da cidade ao longo dos anos, do ponto de vista da arte. 

 

“A criação de Brasília e sua consolidação e amadurecimento no decorrer do tempo permitiram o surgimento de uma identidade cultural e artística própria da cidade que se fundou nas raízes modernistas, mas trilhou caminhos próprios”, fala a curadora no texto de apresentação da exposição. 

 

Apenas a ponta do iceberg

 

As 115 obras podem parecer muito, mas são parte de uma coleção muito maior: só no acervo do Museu Nacional, são 1400 peças brasilienses guardadas e preservadas. Isso só prova que Brasília tem a sua arte própria, véi. O que talvez falte seja o compromisso de nós, brasilienses, reconhecermos ela, né? 

 

Então não perde a oportunidade de entrar em contato com a nossa arte! Até o dia 14 de fevereiro de 2021, a exposição no Museu Nacional estará aberta ao público de sexta a domingo, das 10h às 16h. 

 

E, se você quer saber quais artistas verá por lá, separamos a lista de alguns nomes, de acordo com a nota divulgada pelo museu. São eles: Roberto Burle Marx, Marianne Peretti, Athos Bulcão, Glênio Bianchetti, Rubem Valentim, Douglas Marques de Sá, Milan Dusek, Maciej Babinski, Lêda Watson, Wagner Barja, Suzete Venturelli, Ralph Gehre, Nelson Maravalhas, Luiz Gallina, Miguel Simão, Elder Rocha, Sergio Rizo e Fernando Lopes, Adriana Vignoli, Matias Mesquita, André Santangelo, Zakuro Aoyama, Alice Lara e Silvie Eidam. 

WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp