Dicas para quebrar a monotonia da quarentena

Não é fácil adaptar a vida dentro de casa quando você se acostuma a fazer tantas atividades na rua, em ambientes completamente diferentes. Mas sabia que, para a saúde mental, é super importante criar uma rotina criativa para a nova realidade? Separamos algumas dicas para você quebrar a monotonia na quarentena.

Relação saudável com tecnologias

Estamos passando muito tempo dentro de casa e, com tantas tecnologias disponíveis, o tempo usando tablet, smartphone, televisão e computador pode se tornar um exagero e um risco à saúde. Criar hábitos tecnológicos saudáveis pode parecer um grande desafio nos dias de hoje, mas é possível, véi!

 

Primeiro é importante saber: você usa a tecnologia para melhorar a sua qualidade de vida ou como uma distração? No curso gratuito Introdução ao bem-estar digital, você dedica 1 hora para aprender a se relacionar melhor com os recursos digitais no dia a dia.

 

Quando você começar a abrir mão das tantas horas de dedicação online, verá como sobra tempo para outras atividades e para aproveitar o dia sem sair de casa. Por isso esse é o primeiro passo, sacou? 😉

 

O mundo lá fora

É normal sentir falta de visitar um ambiente ao ar livre, se conectar com a natureza e com animais. Estudos mostram que o contato do ser humano com a natureza é essencial para manter a saúde mental.

 

Para matar essa saudade um pouquinho, o YouTube Brasil fez uma seleção de sons da natureza que vão fazer você se sentir no meio dela. Não é a mesma coisa, mas é capaz de te ajudar a relaxar e até de te tornar mais produtivo no trabalho ou dormir melhor, véi! Massa, né?

 

E mais cabuloso ainda: que tal fazer um passeio pelo Rio Negro, na Amazônia?

 

Leitura

Quer retomar ou criar hábitos de leitura? Ler te tira da sua realidade por alguns instantes e te leva para um mundo novo, garantindo conhecimento, criatividade e uma enorme diversidade de sensações. Saca só todos os livros gratuitos da Google Play, da Amazon!

 

Aproveite para conferir nossas dicas de leituras para o isolamento clicando aqui.

 

Rolê cultural

Você sabia que pode visitar altos museus sem sair de casa? E não só nacionais, mas internacionais também. Primeiro, vamos aos daqui das nossas terras brasileiras, véi: visite o Museu Nacional antes do devastador incêndio de 2018, a Pinacoteca, o MASP, o Museu do Amanhã, o Museu Oscar Niemeyer, o Museu da República, o Museu da Pessoa, o Museu da Língua Portuguesa, a Casa de Cora Coralina, a de Guimarães Rosa e a de Portinari.

 

Agora os internacionais: o Louvre (Paris), o MET (Nova York), o Museu de Anne Frank (Amsterdam), o Instituto de Arte de Chicago, o Museu da Acrópole (Atenas), o Museu Britânico (Londres), o Museu Nacional de Antropologia do México (Cidade do México) e o Museu Casa Azul, da Frida Kahlo (Cidade do México).

Depois, quer descobrir qual obra de arte mais se parece com você? Essa é boa, você tira uma selfie e o aplicativo te compara com artes do mundo inteiro. Você pode baixar na App Store ou no Google Play. 😉

 

E mais: que tal assistir a uma apresentação de 1 hora do Cirque du Soleil?

 

Atividades com os pequenos

Quem mora com crianças sabe que é preciso cansar, entreter e ensinar a criançada todos os dias, né? E isso não é matéria fácil para ninguém! Por isso, nosso colaborador Philip Ferreira sugeriu uma série de brincadeiras seguras com a criançada que funcionam dentro de casa. Confira aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp