Como apoiar uma moda sustentável

A moda está em segundo lugar dentre as indústrias mais poluentes do mundo, com efeitos na natureza e na saúde humana. Mas é claro que as marcas e os consumidores podem optar por uma moda muito mais sustentável. Vamos falar sobre algumas das possibilidades? Saca só:

 

Upcycling

O upcycling é a reutilização criativa de materiais que antes compuseram outras peças para criar novas. Basicamente, o processo ressignifica produtos indesejados ou inutilizados, transformando-os em peças de qualidade que podem ser vendidas sem gastar ainda mais matéria-prima. Massa, né?

 

Reutilizar materiais significa não ter que sobrecarregar o meio ambiente com novas produções e mais lixo. Imagine quantos sapatos, camisetas e tênis existem no mundo. E quantos deles simplesmente não são usados? Essas peças não precisam ir pro lixo, véi! Saca só: elas podem virar algo novo se as transformarmos.

 

Tecidos ecológicos

Existem tecidos sustentáveis de alta qualidade que podem substituir os tradicionais. Algodão orgânico e ecológico, cultivado sem pesticidas e transgênicos, poliéster reciclado, couro de abacaxi, seda de soja e de laranja são apenas algumas das opções.

 

Por que usar couro se há opções que não matam animais? Ou a seda que, pelo mesmo motivo, tem opções como a seda de soja, que aproveita resíduos das sobras de tofu, e de laranja, onde o bagaço que é descartado pela indústria de suco de laranja se torna matéria-prima.

 

Os tecidos sintéticos, por sua vez, são uma das causas da poluição microplástica nos oceanos e têm opções sustentáveis, como o poliéster reciclado.

 

Já o algodão tradicional é uma das colheitas mais sujas do mundo, causa problemas aos agricultores, ao meio ambiente e ao consumidor com a exposição a produtos químicos (transgênicos e pesticidas) desnecessários que ampliam exageradamente a produção. Ele pode ser substituído pelo algodão orgânico: ecológico e mais saudável para quem produz e para quem usa.

 

Brechós

Uma opção para reduzir os gastos e aumentar a rotatividade e vida-útil das roupas é comprar de brechós. Busque brechós confiáveis e você poderá encontrar roupas que combinam com você, que não são mais usadas por alguém, mas podem ser úteis no seu armário.

 

O mesmo vale para as roupas paradas no seu armário: você pode doar ou vender em brechós. Massa, né?

 

Decomposição

O poliéster, fibra sintética mais utilizada pela indústria, demora cerca de 200 anos para se decompor. Por isso, na Verdurão optamos por poliéster reciclado de PET e algodão sustentável como matéria-prima das nossas camisetas. Conheça mais sobre nossa produção sustentável aqui. 🙂

 

Juntos, podemos fazer o planeta sofrer menos, véi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp