BSB tem novo aliado na coleta seletiva: conheça os papa-recicláveis

A reciclagem do lixo que produzimos é um problema real que temos no nosso país e na nossa cidade, véi. No Brasil, apenas 3% do lixo produzido é reciclado, embora 30% dele tenha potencial para ser reaproveitado (dados: Plano Nacional de Resíduos Sólidos). Em Brasília, a situação não melhora: apenas 2% do lixo é reciclado, de acordo com Tribunal de Justiça do Distrito Federal. 

Existem dois atores importantes aí: nós e o governo. Da nossa parte, o ideal é separar nosso lixo em casa, reservando espaços diferentes para papel, plástico, metal e orgânicos. Mas adianta fazer isso e não contar com uma estrutura para recolher esse lixo? 

 

Conheça os papa-recicláveis 

Pensando nisso, a coleta seletiva em BSB está ficando mais moderna (finalmente!). Nosso quadrado recebeu 244 novos containers exclusivos para depositar lixos separados, os papa-recicláveis, que vão ser instalados em toda capital. É um local de entrega voluntária, e existem caminhões reservados para reunir os lixos depositados. 

Até agora, 104 containers já foram distribuídos em Brasília para coleta seletiva, em áreas como Águas Claras, Plano Piloto e Santa Maria. Até janeiro de 2020, o governo planeja instalar os 140 restantes. 

 

Mas fique atento(a), véi: os papa-recicláveis só recebem  materiais secos separados. O lixo orgânico continua sendo descartado da forma de sempre, beleza? 

Confira as regiões em que os containers já foram instalados na primeira fase: 

 

Quantidade Papa-Entulhos – 1ª FASE

TOTAL: 104

LOTE 1 – Plano Piloto (34) / Paranoá (2)

LOTE 2 – Taguatinga (16) / Samambaia (14)

LOTE 3 – Santa Maria (12)

Guará (12)

Águas Claras (6)

Park Way (6)

Vicente Pires (2)

Você pode conferir os endereços certinhos neste link

 

 

Como separar o meu lixo descartável 

Tá na dúvida de como separar seu lixo, véi? Sem problemas, é só seguir estas dicas do Serviço de Limpeza Urbana do DF, véi. 😉 

  • Desmanche as caixas de papelão;
  • Evite dobrar ou amassar os papéis; 
  • Não precisa lavar o material. Limpe rapidamente as embalagens de plástico;
  • Coloque tudo em um saco separado, verde ou azul; 
  • Toda sobra, principalmente restos de alimentos, borra de café, material engordurado e papel higiênico, vai para o Aterro Sanitário junto ao lixo orgânico; 
  • Vidros ainda não são recicláveis no DF por inviabilidade econômica. Eles devem ser colocados junto com o lixo orgânico.
WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp