Engana-se quem acha que não existe cachoeiras no Distrito Federal. O Lago Paranoá é só mais uma opção pra se refrescar nessa seca. Sendo assim, não é preciso ir muito longe, tipo Pirenópolis ou Chapada dos Veadeiros. Véi, tu pega o carro e chega num cachu rapidão, entre 30 ou 40 minutos, bota fé?
Cachoeira do Tororó
A Cachoeira do Tororó, por exemplo, fica na Santa Maria. São 35km de distância de Brasília. Viu? Do lado. E tu sabe de onde vem o nome Tororó? Vem do Tupi Guarani, que significa enxurrada. E por falar em enxurrada, ela não diminui na seca, não. Sua queda d’água de 18 metros de altura continua forte durante esse período.

Como chegar
A partir da QI-23 do Lago Sul, seguir pela DF-140 em direção a Unaí / Minas Gerais, por mais 5 km e entrar à direita em estrada de terra.
Pra chegar lá rola uma trilha de mais ou menos 2km. Mas não esqueça: vá de tênis, é mais confortável, facilita a caminhada e evita acidentes. Afinal, ninguém quer passar as férias machucado, né?
Quando ir
A melhor época é na seca, entre junho e setembro.
Outras informações
As trilhas não são sinalizadas, mas é possível encontrar os caminhos com facilidade;
O local é muito procurado para a prática de rapel;
Não é necessário guia;
É cobrado um valor no estacionamento.
Poço Azul
Além da Cachoeira do Tororó, existe o Poço Azul. Uma mais conhecidas cachoeiras no Distrito Federal desde os anos 70. Fica localizado na chapada da contagem, a 50 minutos de Brasília. O Poço Azul possui um poço mais raso e outro mais fundo. Suas cores esmeralda e azul chamam atenção por tamanha beleza.

Como chegar
Brazlândia. DF-001/DF-220, abaixo do assentamento Morado dos Pássaros. Siga para a saída de Brasília, sentido Sobradinho. Ao chegar no balão do Colorado, vire a esquerda, sentido Brazlândia. Siga pela DF 001, sentido Lago Oeste. Quando o asfalto acabar, siga por mais 10km pela estrada de terra e uma placa indicará a entrada.
Cachoeira Saia Velha
Uma das outra cachoeiras no Distrito Federal que é massa pra pra levar o irmãozinho ou a vovó e que fique só a 35km do quadradinho, por exemplo, é a Cachoeira Saia Velha. Fica dentro do Águas Correntes Park, o que possibilita uma ótima estrutura pra curtir um programa mais calmo com a família. Além das quedas d’água e piscinas naturais, tem também aquela vegetação natural e linda do nosso cerrado. Há também área para camping, restaurante, caminho cimentado e plano para cachoeira. Massa, né?

Como chegar
Eixo Rodoviário até a Saída Sul, seguindo pela BR-040 (saída para Belo Horizonte). Entrada próxima à escultura histórica de ferro do início de Brasília. Para mais informações Telefone: (61) 3030-4300.
Chapada Imperial
A 50km de Brasília existe uma reserva ecológica particular preservada desde 1986 que se chama Chapada Imperial. Está localizada no ponto mais alto do Distrito Federal (1342 metros) e possui trilhas naturais que ficam às margens do ribeirão Dois Irmãos, onde é possível ter acesso a mais de 30 cachoeiras visitáveis. Certamente, um rolê massa em contato com a natureza.

Como chegar
Brazlândia. Após km 8 entrar à direita na bifurcação, pegando a DF-001. Continuar por 13 km, virar à esquerda na DF-220 e continuar por mais 6 km. Para mais informações sobre a reserva (61) 99965-2461.
Gruta do Rio de Sal
Imagina um rolê com várias galerias e salas cobertas de estalactites e estalagmites? Doido, né? A Gruta do Rio de Sal faz parte das cachoeiros no Distrito Federal e fica a 68km de Brasília. Com quedas d’água que variam de 6 a 12 metros de altura em uma distância de 10 metros, o rio também possui duchas e piscinas naturais.

Como chegar
Brazlândia. Saída Norte até o balão do Colorado, seguindo depois pela DF-001, DF-170 e DF-205, até a placa da Fazenda Babilônia.
Portanto, agora que você já sabe que existem várias cachoeiras no Distrito Federal, bota o fé na estrada. No entanto, não esqueça de levar um saquinho de lixo para guardar os resíduos do que foi consumido. Afinal, é massa gastar o dia na cachu, mas também é massa manter o ambiente limpo. A natureza agradece!
Referências
Leve na viagem
Curta Mais