Culinária especializada: entenda a fama de sanduíches bombas do Guará

Não dá pra dizer com 100% de certeza qual a origem do famoso sanduíche bomba. Mas, aqui no DF, todos sabemos que é uma comida típica do bom e velho Guará, né? 

 

A cada passo que a gente dá pela RA, vemos um bomba com promoções diferentes. Tem combo sanduíche + refrigerante de cinco até doze reais, é só procurar bem. Essa fama do Guará com os sanduíches começou há 40 anos, na rua QE 7, com a abertura do Marrom Glacê. 

 

A lanchonete, que hoje se chama Bomba Grill, foi a responsável por lançar e nomear o prato no DF. Não precisa ser gênio para saber a origem do nome: ele veio da quantidade de ingredientes diferentes e pesados que o sanduíche leva. 

 

Pão, hambúrguer, queijo mussarela, ovo, presunto, salsicha, alface e tomate: tudo isso por um preço massa que cabe no bolso. 

 

E mesmo que boa parte de Brasília, principalmente Águas Claras e o Plano Piloto, tenha se rendido aos food trucks, o Guará permanece na ativa com seus bombas. No Guará 1 e 2, já são mais de 10 lanchonetes especializadas. 

 

Claro que cada uma traz o seu diferencial. Umas focam na quantidade de molhos que o sanduíche acompanha, outras no tamanho da batata frita. Também temos aquelas que apelam para a tradição no mercado, como o Bomba Grill. 

 

Fato é que, com a popularização, vários outros bombas abriram em RAs como Taguatinga, Vicente Pires e Ceilândia. Agora, os comerciantes precisam se virar nos 30 pra trazer uma proposta diferente pro seu bomba. 

 

Independente do que criem, desde atendimento personalizado até Bomba Gourmet (como o Bomba Junk da Asa Norte), o importante é se manter fiel a proposta inicial do Guará: muita caloria por pouco dinheiro!

 

Aqui na Verdurão já temos algumas opções favoritas. 😋 E pra você: qual bomba tem um espaço especial no seu coração (ou na sua barriga)?  

WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp