Atividades seguras para crianças durante a quarentena do coronavírus

Texto por: Philip Ferreira, professor de Biologia

As milhões de crianças são deslocadas de suas escolas devido ao Codvid-19 uma crise aumentou para os pais: O que as crianças irão fazer nesses dias? O fechamento generalizado das escolas gerou um efeito cascata às comunidades de pais, à medida que muitos lutam para encontrar maneiras de fazer a transição suave das crianças para a vida doméstica. Uma coisa é entretê-los o dia todo nos fins de semana. Outra é quando você, de um dia para o outro, descobre que tem todos os dias da semana para preencher por um período indeterminado.

O segredo é aquele que as escolas conhecem bem: faça uma rotina. As crianças estão acostumadas a seguir um cronograma, portanto, fazer um plano para o dia ajudará a que tudo se encaixe. É muito mais fácil do que você imagina. Pegue uma caneta, papel e realmente mapeie como os dias serão em casa. O objetivo é manter as crianças ocupadas e aprendendo, permitindo que você faça outras coisas também. 

Segue abaixo algumas dicas para entreter suas crianças de maneira lúdica e segura!

Uma estrada criada em casa com fita isolante

Tapetes são muito divertidos para as crianças. Eles dão a elas um ótimo ambiente para ficarem imaginativos com seus brinquedos. Mas e se você criar o seu próprio tapete? Você pode pegar fita adesiva e fazer estradas por todo o tapete. Pense em como eles se conectarão, onde levarão e quais pontos turísticos você pode adicionar ao longo do caminho. Você também pode usar a mesma técnica com os retratos de arte em tamanho natural e desenhar seu próprio cenário em um pedaço de papel gigantesco. Fale sobre quais características a comunidade recém-criada pode precisar e que brinquedos vão morar lá. Que tal construir Brasília e falar um pouco sobre a nossa cidade para o seu pequeno?

Animais de tinta de dedo

Por que não tentar criar um zoológico completo de animais com impressões manuais e pintados com os dedos? Use diferentes partes do corpo para criar animais diferentes! No fim da brincadeira, aproveite o momento para ensiná-las um pouco sobre a importância de lavar as mãos contra bactérias, micróbios e até vírus.

 

Academia para crianças

Transforme sua sala em uma academia infantil e crie estações de esportes divertidas e adequadas à idade. Você pode colocar um rastro de folhas de papel no chão, sobre as quais as crianças devem caminhar sem tocar em mais nada além do papel. Tempo pulando no local, o que pode ser mais difícil para as crianças mais velhas (talvez elas tenham que girar enquanto pulam).

Uma estação de tábuas também é muito divertida. Se você tem um tapete macio ou colchão, pode tentar dar algumas cambalhotas (tome cuidado para não machucar o pescoço!). Qualquer outro tipo de exercício ginástico que é realizado apenas com seu próprio peso corporal é ótimo.

Para torná-lo mais competitivo, você pode usar o cronômetro para cronometrar a duração de cada exercício. Mas lembre-se de manter as durações apropriadas à idade. É sobre a diversão e alternar entre as estações, em vez de buscar o próximo recorde mundial.

Ainda mais divertido é quando mamãe e papai participam da atividade infantil da academia e depois todos vocês merecem um tratamento especial!

 

Desenhos em tamanho natural

Cole uma quantidade de folhas A4 de papel (ou se você tiver um rolo de papel grande ainda melhor!) e coloque-o no chão. Incentive as crianças a se deitarem e delinearem seu corpo com uma caneta. A partir deste momento, não há como impedir que as crianças se tornem criativas: colore, adicione acessórios às figuras, como adesivos ou selos, desenhe roupas com peças de material antigas ou outras coisas que você possa encontrar na gaveta de arte. As crianças vão se divertir muito com as cópias em tamanho real e você pode ter algo realmente especial para decorar a parede do quarto depois.

Uma caça ao tesouro em casa

Crie um mapa da sua casa e oculte pequenos itens ao seu redor. Marque cada pedaço de tesouro escondido no mapa. Explique o mapa para o seu pequeno e ofereça seu apoio ao jogo de caça, caso ele precise.

Se seus filhos forem mais velhos, use cartões com palavras que descrevem um local onde você escondeu um item. Por exemplo: “Estou com frio”. A resposta é a geladeira, é claro. Ou possivelmente uma saída de emergência. As crianças adoram essa combinação de questionário e caça. É difícil não se divertir também.

Mesmo depois de encontrarem todo o tesouro, por que não deixá-los organizar sua própria caçada? Eles podem desenhar seu próprio mapa ou elaborar suas próprias perguntas enigmáticas para enviar uma ótima pesquisa.

Dica extra Verdurão

Pra acalmar e entreter os pequenos, que tal uma yoga com contação de histórias? Essa iniciativa é do Piq Yoga. A ideia é fazer movimentos da yoga com motivações criativas para as crianças acharem a atividade mais divertida. Massa, né? Assim elas se engajam mais, se concentram no exercício e podem efetivamente sentir os efeitos positivos do exercício.

No vídeo abaixo, a professora Marcelle conduz uma aula super criativa, gostosa para tranquilizar pais e crianças dentro de casa. Saca só:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Entre em contato pelo WhatsApp