Nosso planeta já passou por situações muito tristes e delicadas em 2019, véi. Conversamos com a Caroline Paiva, engenheira florestal e defensora do meio ambiente, que explicou o que é o aquecimento global e como podemos colaborar para o planeta sofrer menos.
O aquecimento global
Carol esclarece que o aquecimento global é “o processo de aumento da temperatura média da atmosfera e dos oceanos, um problema mundial que impacta todo ser vivente da Terra”.
Segundo a engenheira, a responsabilidade de reduzir os riscos ao planeta é inteiramente nossa: “os seres humanos são os únicos que podem frear o aumento das temperaturas e reduzir os efeitos catastróficos desse fenômeno”.
O que podemos fazer
“Para reverter o aquecimento progressivo e acelerado da atmosfera e dos oceanos, é necessário conscientizar as populações para mudanças de hábitos que diminuem a emissão de gases causadores do efeito estufa”, explica a especialista.
Para ela, as ações simples do dia a dia são as mais significativas em busca da solução. “Não é necessário ser um super-herói para contribuir com a diminuição do aquecimento global.” Viu, véi? Nunca deixe de fazer sua parte! ?
Saca só como você pode ajudar o planeta TODOS OS DIAS:
Alimentação sustentável
Só de fazer as escolhas certas nas suas refeições, você pode ser mais massa com o planeta.
Carol indica diminuir o consumo de carne vermelha. “Estudos apontam que a pecuária bovina é responsável pela emissão de 50% dos gases que geram o efeito estufa.”
Além disso, os alimentos orgânicos são os melhores. “Os agrotóxicos são agentes emissores dos gases-estufa e prejudicam os insetos polinizadores tão importantes para as vegetações.”
Transporte massa de verdade
Bike é muito massa, véi! E o meio ambiente concorda. ? Outras opções, segundo a Carol, são os transportes coletivos e automóveis elétricos. “Um dado de 2016 constatou que a emissão de gases tóxicos no Brasil aumentou naquele ano 192%”, lembra. Cabuloso.
A engenheira explica que os transportes sustentáveis são positivos não só para natureza, mas também para a saúde pública, já que reduzem as doenças respiratórias causadas pela poluição do ar.
Trabalhando com sustentabilidade
Carol sugere a implementação de políticas sustentáveis de convivência no trabalho, como:
- Abolir uso de descartáveis, adotando copos e talheres reutilizáveis ou levando de casa.
Segundo dados da Associação Brasileira de Limpeza Pública, no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. ? “A maioria não é reciclada por possuir baixo peso e valor para catadores, causando poluição dos solos e das águas”, explica a engenheira. - Separar o lixo orgânico do reciclável. E fazer a destinação correta, claro! Confira aqui detalhes sobre coleta e separação dos lixos no DF.
- Utilizar aparelhos de ar-condicionado com tecnologia que inverte a refrigeração do local. Segundo a Carol, essa opção gasta menos energia, reduzindo a necessidade de hidrelétricas e, consequentemente, gerando menos desmatamentos.
Pra onde vai o seu lixo?
Todo mundo gera lixo. Já pensou no impacto que os seus descartes podem ter no meio ambiente, na sua vida, na de outras pessoas e de animais?
A Carol contou pra gente que o lixo descartado de forma inadequada elimina substâncias tóxicas nos solos e águas. “A imensa geração de resíduos por parte dos brasileiros é uma problemática preocupante”, alerta. “Recentemente fechamos o Lixão de Brasília e inauguramos o aterro sanitário, que foi feito para receber os resíduos por 30 anos. Porém, o SLU já aponta que o aterro deve suportar apenas três anos.” Viu a importância de facilitar a reciclagem? Assim, menos descartes vão para os aterros.
Também é importante procurar empresas que recebam lixos eletrônicos, como pilhas e baterias. A engenheira alerta: “são altamente tóxicas ao meio ambiente se descartado de forma incorreta”.
Vista-se com consciência
Para Carol, é importante parar de vestir couro animal pelo mesmo motivo que devemos reduzir o consumo de carne bovina: “a criação em massa de animais gera a emissão de muitos gases-estufa”.
Segundo ela, o ideal é escolher tecidos de algodão e não-sintéticos. “São orgânicos e de mais fácil decomposição”. Outra opção é reaproveitar tecidos e roupas para gerar menos lixo.
Massa, né? Infelizmente, a moda é a segunda indústria que mais polui no mundo. ? O poliéster é a fibra sintética mais usada e demora 200 anos para se decompor. Por isso, as camisetas da Verdurão são feitas com poliéster reciclado de PET e algodão 100% sustentável.
É muito massa poder fazer parte dessa corrente que ajuda o planeta. Vamos juntos? ??