5 Filmes brasileiros pra ver nas férias

Compartilhe

Férias em casa podem ser paia ou muito massa. Você quem escolhe, véi! Pra férias com muito descanso e cultura, fizemos uma seleção de filmes brasileiros lançados em 2019 pra você ver em casa, sozinho, com o crush, com a família ou com os amigos. Saca só:

  1. Bacurau

O filme que deu o que falar em 2019 é considerado um faroeste no sertão. Bacurau foi premiado em Cannes, no Festival de Cinema de Lima e de Munique. Massa, né? O filme tem muito sangue e ação, mas vai além do gore: gera reflexões sobre a cultura de armamento, sobre pobreza e sobre resistência.

Na fantasia dramática dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o povo de Bacurau, que descobre ter sumido dos mapas. Drones voam pelos céus e estrangeiros começam a chegar à cidade, começam tiroteios e diversos habitantes aparecem mortos. Os habitantes finalmente entendem que estão sendo atacados e se preparam para encontrar o inimigo e defenderem seu povo.

  1. Democracia em vertigem

Da fantasia de Bacurau à realidade em Brasília: Democracia em Vertigem foi outro filme muito comentado em 2019. Se você não viu nenhum dos dois, tá ficando pra trás, véi!

O documentário de Petra Costa reúne experiências pessoais da cineasta e momentos desde o primeiro mandato de Lula até o impeachment de Dilma Rousseff, com o governo assumido por Michel Temer, e a ascensão do atual presidente Jair Bolsonaro. Há imagens de dentro do palácio, gravações de conversas vazadas, cenas nos corredores da Câmara dos Deputados e de manifestações nas ruas, detalhes de investigações de esquemas de corrupção.

O filme é original da Netflix e foi indicado para prêmios internacionais. O documentário inclusive entrou na pré-lista da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que aponta 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar. A lista final deste ano, com cinco concorrentes, deve ser divulgada até 13 de janeiro.

  1. Abe

Abe é um filme brasileiro, mas em inglês. Você sabia que Noah Schapp, de Stranger Things, e Seu Jorge estão juntos em um filme que fala sobre as diferenças culturais entre países, sobre relações familiares e culinária? O longa é dirigido por Fernando Grostein Andrade, criador de Quebrando o Tabu e irmão mais novo de Luciano Huck.

Abe (Noah Schnapp) é um menino novaiorquino, com mãe judia e pai muçulmano. Sua paixão por cozinhar o apresenta a um chef brasileiro, Chico (Seu Jorge), e ele conta com a ajuda do cozinheiro para unir sua família.

  1. Estou me guardando para quando o Carnaval chegar

O diretor Marcelo Gomes vai pra frente das câmeras apresentar um pouco de Toritama, em Pernambuco, e conta de suas memórias e relação com a cidade.

O documentário mostra fábricas caseiras de Toritama, onde se produz mais de 20 milhões de jeans por ano. Os proprietários trabalham o ano inteiro, exceto no Carnaval. Quando chega a época, vendem tudo o que acumularam e garantem viagens para descansar em praias paradisíacas.

  1. A vida invisível

Duas irmãs, diferentes entre si mas muito próximas, são separadas pelo rígido regime patriarcal que vivem. O filme retrata a década de 1940, se passa no Rio de Janeiro e mostra a realidade de muitas mulheres da época.

A mais velha, Guida (Julia Stockler), decide fugir de casa com o namorado e a mais nova, Eurídice (Carol Duarte), se esforça para entrar em uma escola de música enquanto lida com um casamento sem amor. Anos depois, aos 80 anos, Eurídice (Fernanda Montenegro) acha cartas antigas da irmã, desaparecida.

E aí, curtiu a seleção, véi? Não vale falar que não tem nada pra fazer nas férias, ein? 😛
E se for ficar em Brasília, além desses filmes massa, pode dar altos rolês pela cidade. Boas férias! <3

conheça nossos produtos