Você sabia que o Dia do Cinema Brasileiro é 19 de junho, mas que muita gente comemora no dia 5 de novembro também? Pois é, é uma confusão e parece que ninguém sabe o motivo exato. Acredita-se que seja por conta de uma declaração de Carlos Ortiz em seu livro O Romance do Gato Preto. No livro, o autor considera que a primeira filmagem em território brasileiro tenha acontecido em 5 de novembro de 1907. Tem quem acredite que é uma homenagem à vida de alguns cineastas brasileiros, que nasceram ou morreram no dia 5. Bom, o que importa é que todo dia é dia de exaltar filmaços brasilienses, né? Por isso, selecionamos 15 filmes massa gravados em Brasília! <3
Faça uma listinha dos que ainda não assistiu. Afinal, todo brasiliense precisa conhecer esses filmes, véi. 😛
1. Somos tão Jovens
O longa-metragem conta a trajetória de Renato Russo desde sua juventude, mostrando o início de sua carreira e a personalidade do cantor. Há imagens gravadas nas quadras residenciais da cidade, no Eixo Monumental e em parques brasilienses. Massa, né?
Ano: 2013
Elenco: Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bianca Comparato, Bruno Torres e Olívia Torres, Nicolau Villa-Lobos
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
2. Branco Sai, Preto Fica
Branco Sai, Preto Fica é uma ficção que mostra um homem vindo do futuro. O objetivo dele é provar a culpa da sociedade em um incidente em um baile de black music em Brasília. Dois homens são atingidos por tiros no evento e suas vidas mudam para sempre. “Branco sai, preto fica” é uma frase dita pelos policiais que invadem o baile.
Ano: 2014
Elenco: DJ Jamaika, Marquim do Tropa, Dilmar Durães, Shockito, Gleide Firmino, Marquim Da Tropa
Direção: Adirley Queirós
3. Brasília 18%
Vários cenários da capital estrelam Brasília 18%, especialmente o Congresso e o Instituto Médico Legal (IML) da cidade, no Sudoeste. O filme conta a história de um médico legista que deve identificar uma ossada, que supostamente pertence a uma jovem economista desaparecida.
Ano: 2006
Elenco: Malu Mader, Carlos Alberto Riccelli, Bruna Lombardi, Karine Carvalho, Othon Bastos
Direção: Nelson Pereira dos Santos
4. Capitalismo Selvagem
No filme, a jornalista vivida por Fernanda Torres é encarregada de escrever sobre uma mineradora para o jornal. Ela descobre que o empresário extrai ouro de um território indígena, que sofreu uma chacina pouco antes. O problema é que ela tem um caso com o diretor da empresa, interpretado por José Mayer. De novo, o Congresso é um dos cenários presentes no drama.
Ano: 1993
Elenco: Fernanda Torres, José Mayer, Marisa Orth, Vera Holtz, Marcelo Tas
Direção: André Klotzel
5. A Concepção
Um grupo de jovens não curte muito Brasília (e toda a política presente na cidade) e resolve criar um movimento anarquista, que denominam de concepcionismo. Com o bordão “morte ao ego”, o ideal deles é viver. O filme conta com cenas gravadas no Buraco do Tatu, no Eixão, em quadras e prédios residenciais e em vários outros cenários da cidade.
Ano: 2006
Elenco: Rosanne Mulholland, Juliano Cazarré, Milhem Cortaz, Matheus Nachtergale, Murilo Grossi
Direção: José Eduardo Belmonte
6. Jeitosinha
Uma mãe decide criar seu filho como menina para protegê-lo do pai machista e conservador. Porém, nem mesmo ela sabe seu verdadeiro sexo e sequer conhece as diferenças físicas entre homens e mulheres.
Ano: 2017
Elenco: Bianca Müller, Carmem Moretzsohn, Adriano Siri, André Mattos, Vinicius Zinn
Direção: Sérgio Lacerda, Johil Carvalho
7. Rock Brasília – Era de Ouro
Esse aqui é um documentário massa, repleto de conversas com os caras que deram vida ao rock brasiliense nos anos de 1980 e seus familiares. O foco é especialmente de três bandas: Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.
Ano: 2011
Direção: Vladimir Carvalho
8. O Sonho não Acabou
Jovens dos anos 1970 buscam se livrar do conformismo depois da opressão da década anterior. O filme mostra as diferenças desse grupo, seus sonhos, erros, acertos e desilusões. É massa ver a galera nas ruas de BSB, na Torre de TV e em outros pontos que nós brasilienses conhecemos muito bem.
Ano: 1982
Elenco: Lucélia Santos, Louise Cardoso, Chico Díaz, Daniel Dantas, José Dumont
Direção: Sérgio Rezende
9. O Último Cine Drive-in
Você já sabe que o título desse filme faz uma referência à realidade, né? Pois é, o nosso Cine Drive-In é o último da América Latina, véi. A história mostra um rapaz em meio ao drama da doença da mãe a da possível demolição do cinema drive-in em que viveu a infância. Além do nosso cinema, o filme mostra ruas da cidade e tem gravações nos hospitais de base da Asa Norte e de Sobradinho.
Ano: 2015
Elenco: Breno Nina, Othon Bastos, Rita Assemany
Direção: Iberê Carvalho
Inclusive, pra entrar no clima, não pode faltar a nossa camiseta Drive-In. 😛
10. Até que a Casa Caia
Até que a Casa Caia mostra a vida de uma família nada convencional: Ciça e Rodrigo são divorciados, mas moram juntos com o filho. Ainda assim, a situação pode até parecer suportável. Pois é, acontece que Leila, a namorada de Rodrigo, começa a dividir o mesmo teto com os três.
Ano: 2015
Elenco: Virgínia Cavendish, Marisol Ribeiro, Marat Descartes, Emanuel Lavor
Direção: Mauro Giuntini
11. Oscar Niemeyer – A vida é um sopro
O documentário mostra um pouco da vida do arquiteto por trás de tantas belezas brasilienses. Com participação de José Saramago, Chico Buarque e Ferreira Gullar, o filme mostra a vida de Niemeyer, seus amores, obras e lutas. É massa saber um pouquinho mais da história do arquiteto e da nossa cidade, véi.
Ano: 2007
Direção: Fabiano Maciel
12. Sinucada
O curta-metragem mostra uma dupla de calouros recém-chegados à Universidade de Brasília. Os dois são desafiados pelos veteranos para um duelo de sinuca. Parece simples, mas a disputa é capaz de dividir opiniões e marcar a vida dos calouros na universidade. Se eles recusarem, são expulsos do Centro Acadêmico. Assista ao curta aqui. 😉
Ano: 2018
Elenco: Ady Etellita, Paulo Igor, Matheus Maia, Sandra Silva
Direção: Rafael Stadniki
13. O Mistério da Carne
A história mostra duas jovens amigas. Juntas, participam de uma cerimônia de lava-pés da igreja. O curta-metragem mostra a relação das duas, trocas de experiências e um embate de sentimentos bons e ruins entre elas.
Ano: 2018
Elenco: Bianca Terraza, Pâmela Germano, Gleide Firmino, André Araújo
Direção: Rafaela Camelo
14. Riscados pela Memória
A história desse curta gira em torno do dono de um sebo de discos de vinil, que é surpreendido ao comprar um disco que havia dado de presente a um ex-amor anos atrás. Enquanto descobre mais sobre o que houve com o amado do passado, ouve as músicas do disco e se emociona.
Ano: 2018
Elenco: Antonio Pitanga, Gabrielle Lopes, Sergio Sartorio e Isabella Ferrari
Direção: Alex Vidigal
15. Meu Amigo Nietzsche
O curta conta a história de um menino considerado péssimo aluno. O jovem começa a se dedicar à leitura de Assim falou Zaratustra e faz uma reviravolta na própria vida: passa a ter uma boa oratória e a entender de novos assuntos. Em vez de terem orgulho, a mãe e a professora do menino temem a incrível mudança.
Ano: 2012
Elenco: André Araújo Bezerra, Juliana Drummond, Abaetê Queiroz
Direção: Fáuston da Silva