Entenda os tipos de teste para covid-19

Você já deve ter ouvido falar em teste rápido, teste molecular e teste sorológico para detectar a doença do novo coronavírus. Para entender os tipos de teste e onde você pode realizá-los, separamos uma lista com o que você precisa saber sobre cada opção. Saca só:

 

Teste em massa do GDF (Drive Thru)

O que é: A Secretaria de Saúde do DF oferece serviço de teste rápido para covid-19 em drive-thru. O resultado pode ser consultado online. Esse tipo de exame detecta a presença de anticorpos no organismo, o que significa que só pode confirmar suspeitas a partir de 7 dias de exposição ao vírus.

 

Para quem é: A testagem drive-thru é exclusiva para pessoas que apresentam sintomas da doença ou tiveram contato com um confirmado.

 

Onde realizar: O teste deve ser agendado por CPF e é realizado na Região Administrativa onde a pessoa reside.

Para marcar, é necessário se cadastrar aqui.

 

Teste molecular (RT-PCR)

O que é: Considerado o mais efetivo, o teste PCR coleta amostras de secreção nasal e da garganta para detectar ou não a presença de material genético do vírus da covid-19 (Sars-Cov-2).

 

Para quem é: Para realizar o teste, é necessário ter em mãos um pedido médico. Ou seja, antes de contatar o laboratório, é necessário agendar uma consulta médica (recomenda-se que seja feita online) para confirmar os sintomas e a suspeita.

 

Onde realizar: A coleta pode ser realizada em pacientes de hospitais, feita em domicílio, em empresas e por atendimento drive-thru, todos realizados por laboratórios de exames.

Em Brasília, algumas opções são: Sabin, Exame, Santa Paula.

 

Teste sorológico

O que é: O teste sorológico (de sangue) detecta anticorpos nas amostras de soro, das classes IgG e IgM.

 

Para quem é: Os testes de sangue são recomendados a partir da segunda semana de sintomas, quando o organismo começa a produzir anticorpos contra o vírus. Normalmente, também precisa de pedido médico para ser realizado.

 

Onde realizar: Assim como o teste molecular, a coleta de amostra de sangue para teste sorológico pode ser realizada em pacientes de hospitais, feita em domicílio, em empresas e por atendimento drive-thru, todos realizados por laboratórios de exames.

Em Brasília, algumas opções são: Sabin, Exame, Santa Paula.

 

O funcionamento dos testes

Chamamos nosso colaborador e professor de Biologia Philip Ferreira para falar um pouco sobre como funciona cada teste e como o vírus é detectado nele. Dê o play:

 

Outros textos que podem te ajudar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp