Como incentivar artistas locais durante a pandemia

Tem gente que diz que Brasília é um mistureba da cultura de outros estados e, por isso, não tem cultura própria. Mas não é bem por aí não, véi. Buraco do Jazz e Samba Urgente são só alguns exemplos massa de manifestações artísticas que a gente tem por aqui. 

 

  • POR QUE APOIAR ARTE LOCAL?

 

Agora, uma coisa é verdade: não adianta nada reclamar que nossa capital não tem uma arte própria e não dar espaço para os pequenos artistas locais. São esses empreendedores que fazem nossa economia girar. 

 

Eles estão sempre colocando a mão na massa pra tornar nossa Brasília mais humana e, claro, produzem uma coisa cabulosa mais cabulosa que a outra. Geralmente, essa galera tem um trabalho mais personalizado e detalhado, já que tem mais tempo para dedicar ao produto que vende. 

 

Só que, com a quarentena, os artistas locais viram sua renda diminuir bastante. Se a gente apoia uma Brasília mais viva e artística, tá na hora da gente abraçar esse problema como nosso e fazer alguma coisa sobre. 

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem quer apoiar iniciativas como essas: 

 

  • COMPRE DE ARTISTAS BRASILIENSES

 

Talvez essa seja a dica mais óbvia da lista, mas nem sempre pensamos nisso. Quando for procurar um presente de aniversário, comprar um quadro pra decoração do quarto ou adquirir um novo álbum, pense: será que não tem algum artista local que faça esse trabalho? 

 

Uma boa busca no Instagram pode te ajudar, já que boa parte desses profissionais usam a mídia social pra divulgar o trabalho. Além disso, sempre tem algum amigo ou familiar que já comprou de algum artista local e pode te indicar o trabalho de alguém, véi. Não custa perguntar no grupo do WhatsApp, né? 

 

  • DIVULGUE O TRABALHO DELES

 

Às vezes, grana pode ser um problema, mas nós temos outras formas de apoiar nossos artistas. Viu algum trabalho bacana nas redes sociais? Por que não divulgar nos Stories ou enviar pro amigo que estava procurando uma coisa parecida? Lembre de também seguir e interagir com o conteúdo desses profissionais. Isso dará ânimo e visibilidade pra que eles continuem produzindo! 

 

  • DÊ OPORTUNIDADES

 

Faz parte de algum projeto sem fins lucrativos? Por que não convidar um artista local pra mostrar o seu trabalho durante alguma ação? Sempre que você perceber a possibilidade de dar espaço para o trabalho artístico brasiliense, faça isso. As pessoas precisam ver e conhecer pra apoiar novas iniciativas. 

 

  • FINANCIE

 

Seja através de cursos ou financiamentos coletivos, se você tem a possibilidade, não exite em dar suporte financeiro. Muitos artistas têm criado links no Catarse pra continuar vivendo da sua arte. Lá, você pode usar o filtro “Brasília” e conhecer iniciativas que abriram canais de financiamento. Você pode contribuir com quantidades variadas, seja com R$ 1 ou R$ 100. E tem mais: muitos artistas costumam dar brindes personalizados pra quem os financia. 

 

Como bons brasilienses, precisamos abraçar nossas iniciativas artísticas cabulosas e dar espaço pra que elas continuem crescendo, véi. Conhece alguma outra forma de apoiar essa galera? Compartilha com a gente nos comentários! ❤️ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp